Munique

MUNIQUE




P1010302 (1)

A Munique moderna é um importante e desenvolvido centro financeiro, urbano, logístico, cultural e político da Alemanha e da Europa continental. É sede de diversas empresas de renome mundial, incluindo a montadora BMW. Entre 2011 e 2012, Munique foi posicionada na 4ª posição entre as “Cidade Mais Habitáveis do Mundo” , segundo estudos da consultoria internacional Mercer.



MUNIQUE

Fiquei no albergue Euro Youth Hotel Munich, com um quarto bem espaçoso e tudo muito limpo. A dois minutos da Estação Central de Munique, foi um dos melhores albergues que já fiquei.

Eu percorri toda a região turística de Munique de bicicleta. A cidade tem muitas ciclovias e todo mundo anda de bike. É muito mais prático e divertido conhecer toda a cidade de bicicleta do que ficar esperando trem ou qualquer outro meio de transporte.

Tem uma loja de aluguel de bikes dentro da Estação Central. Como aluguei todos os 6 dias, nos últimos 2, o dono da loja nem me cobrou pelas diárias. Achei os alemães bem simpáticos e amigos. O nome da loja é Radius Tour and Bike, fica a uns 15 minutos a pé do Euro Youth Hotel.

P1010307

Marienplatz

 

Marienplatz

Principal ponto turístico de Munique, Marienplatz (Praça de Maria) está sempre viva, com um ambiente muito agradável e com muita gente passeando. Fundada em 1158, a praça fica no centro de Munique e é lá que fica o famoso prédio Neues Rathaus, a nova câmara municipal, em estilo gótico, com um relógio e um carrilhão.

 

P1010295

A Coluna de Maria, que deu nome à praça.

 

P1010300

Vista de cima da torre da St. Peter’s Church.

A Igreja de São Pedro também fica na Marienplatz. É possível subir os 309 degraus (acho que é isso) da torre e avistar o centro de Munique.

 

Englischer Garten

O Englischer Garten (Jardim Inglês), um dos maiores parques urbanos da Europa, fica a poucos minutos ( de bicicleta) da Marienplatz.

No verão, os moradores e turistas aproveitam o sol às margens do Rio Isar, no English Garden.

DSC_0007_3

Também no English Garden há uma onda no rio, na qual os surfistas aproveitam o dia inteiro. Basta entrar na fila e esperar sua vez.

DSC_0019_3

 

O Chinesischer Turm beer garden é o segundo maior de Munique. Tem uma torre chinesa no local.

 

DSC_0028_1

 

Parque Olímpico e Museu da BMW

Saindo do Jardim Inglês, ao norte do centro de Munique e a oeste do English Garden, estão o Museu da BMW e o Parque Olímpico.

P1010288 (1)

 

P1010285

 

P1010293

Parque Olímpico.

P1010294

 

Outro ponto turístico imperdível é a cervejaria Hofbräuhaus am Platzl. A cerveja da Hofbräuhaus é muito conhecida e procurada pelos turistas que visitam Munique.

A música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia, transmitindo a forte cultura bávara. A cervejaria ainda possui um hino próprio, composto em 1935 por Wilhelm ‘Wiga’ Gabriel e diz “In München steht ein Hofbräuhaus, eins, zwei, g’suffa!” (em Munique, fica a Hofbräuhaus – um, dois, nós bebemos de um só trago”). Toda a cerveja consumida é produzida pela Staatliches Hofbräuhaus.

Em 24 de fevereiro de 1920, foi realizado na Hofbräuhaus o primeiro evento político importante do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Nesse dia, Hitler apresentou o “Programa de 25 pontos” do Partido. Tal programa foi aprovado por uma audiência de 2.000 pessoas (segundo descrição contida em Mein Kampf).

Em 8 de agosto do mesmo ano, o DAP passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mantendo o mesmo programa.

DSC_0030_4

Não deixem de pedir o Strudel de maça na Cervejaria. Excelente!!!

 

Esse é um roteiro básico de algumas das principais atrações de Munique se você tem apenas uns 2 ou 3 dias.  Munique é uma cidade incrível, um ótimo lugar para se morar e para se visitar. Eu fiquei 5 dias na cidade e ficaria muito mais.

 

DSC_0042_2

Neuhauser Straße (Neuhauser Street)

Fotos e texto: Leonardo Carmo