Melbourne e Great Ocean Road

MELBOURNE e GREAT OCEAN ROAD (AUSTRÁLIA)




Melbourne

Ao visitar Melbourne, você não pode deixar de alugar um carro e conhecer 2 lugares incríveis: Phillip Island, que fica a uns 90 minutos de Melbourne, e a Great Ocean Road, uma linda estrada na costa do sudeste da Austrália, localizada entre as cidades Vitorianas de Torquay e Allansford. São, realmente, passeios obrigatórios para quem visita Melbourne.

melbourne



 

ST Kilda

Fiquei hospedado em St Kilda, o bairro mais popular dos que ficam à beira-mar. Com muitos prédios de apartamentos Art-Decó, suas principais ruas são a Fitzroy e a Acland. A Fitzroy tem inúmeros restaurantes finos e lojas sofisticadas e a Acland  é famosa poe suas delicatessens judaicas e doçarias.

O calçadão na beira da praia fica lotado ao entardecer, pois, geralmente, é possível observar um lindo pôr do sol e alguns pinguins que sobem as pedras sob o pier, no fim da tarde, para se protegerem de predadores durante a noite.

IMG_1622

Fitzroy St.

 

IMG_1623

Pôr do sol em St Kilda.

 

Downtown

Quando fui conhecer o centro de Melbourne, resolvi deixar o carro no hotel para experimentar o bonde que atravessa a cidade. Peguei o bonde na St Kilda road e saltei na famosa estação Flinders Street Station, que possui o maior número de trens para os bairros mais distantes. Uma vez no centro, há um trem circular que você pode andar de graça entre as ruas do centro.

 

IMG_1626

 

O prédio da estação central foi concluído em 1910 e totalmente restaurado em 1981 e até hoje, com seu domo de bronze e tijolos amarelos, é considerado um dos mais elegantes de Melbourne. O relógio funciona até hoje. Porém, é controlado por computador.

IMG_1629

Flinders Street Station.

Apesar do tempo imprevisível de Melbourne, os habitantes têm uma vida ao ar livre, aproveitando cafés e bares no lado de fora. No dia em que visitei o centro de Melbourne, estava um calor de 40 graus insuportável. Nem consegui andar muito pelas ruelas (lanes), com restaurantes, lojas e bares.

IMG_1633

 

A arquitetura de Melbourne impressiona e um dos prédios de que eu mais gostei foi o Manchester Unity Building, construído em 1932, que fica na esquina da Collins St. e Swanston St.

 

IMG_1634

Manchester Unity Building.

 

Como fui em Dezembro, as ruas estavam com enfeites de natal.

 

IMG_1636

ACDC Lane é uma rua localizada no centro também. Foi inaugurada no ano de 2004, para homenagear Angus Young, Malcolm Young, Brian Johnson, Bon Scotte os outros integrantes da banda australiana de rock n’roll e heavy metal, AC/DC.

Seu nome foi mudado de Corporate Lane para ACDC Lane em 2004, com o voto unânime do Conselho Municipal

IMG_1640

 

IMG_1644

Igreja no centro de Melbourne.

 

GREAT OCEAN ROAD

 

A  Great Ocean Road é uma estrada de 243 kilometres (151 mi) ao longo da costa sudeste da Austrália, entre as cidades de Torquay e Allansford. Construída por soldados que retornaram entre 1919 e 1932. A estrada foi dedicada aos mortos durante a Primeira Grande Guerra.

A percurso é extramamente lindo, sendo uma das mais importantes atrações turísticas da região, com diversas vistas, entre elas,  O Twelve Apostles (Os Doze Apóstolos). Durante o trajeto, se você tiver sorte, verá diversas praias com ondas perfeitas e alguns cangurus na beira das estradas ou em fazendas.

 

IMG_1671

Início da Ocean Road.

 

DSC_1829

Cangurus em uma fazenda particular.

 

IMG_1688

The Twelve Apostles.

 

IMG_1704

Bell’s Beach

O passeio é um “must do” , ao visitar Melbourne. Imperdível! Mas preparem o bolso, pois, as diárias dos hotéis no trajeto são bem caras.

 

Phillip Island

No lado oposto de Torquay no mapa, está Phillip Island, uma ilha a uma hora e meia de carro de Melbourne. A ilha é uma paraíso, muito tranquila e diversos picos de surf. É lá que tem a famosa “Penguin Parade” – onde todos os dias no fim da tarde é possível observar um monte de pinguins andando. Eu não consegui ir, até porque eu já havia visto uns pinguins no pier, em St Kilda.

A principal praia de Phillip Island é a Smith’s Beach, que é uma praia mais família que também tem umas ondas de vez em quando.

IMG_1613

Smith’s Beach

Essa foto abaixo foi tirada da internet, de um site de viagens australiano, mostrando os pinguins de Phillip Island :

High Res TIFF Penguin

Pinguins

Gostei muito dos dias que passei em Melbourne e viajando pelas praias de Victoria. É uma viagem em que você tem mais contato com a natureza do que em Sydney. Enfim, a Austrália é um país muito desenvolvido e lindo. Um ótimo lugar pra se morar ou para se visitar.

 

Fotos e texto: Leonardo Carmo

(Visitas 341 , 1 visitas hoje)