Raglan

RAGLAN (NOVA ZELÂNDIA)




Raglan é uma pequena cidade, localizada a 48 km a oeste de Hamilton e a umas duas horas de carro ao sul de Auckland. É mais conhecida pelo surf que proporciona. São oito km de surf breaks, incluindo  Indicators, Whale Bay, Manu Bay, Vortex Bay. Manu Bay apareceu em 1966 no filme “The Endless Summer” e em 2010 no filme “Last Paradise”.

No centrinho tem uns quatro albergues e perto de Manu Bay também tem um.

raglan

Indicators é uma esquerda de “point break”, que quebra por quase 600 m de distância, de 2 a 10 pés +. Uma onda com parede, rápida, com tubos ocasionais, especialmente na maré baixa. É uma onda bem consistente e nos maiores dias, ela pode se juntar às ondas do próximo pico, que é “Whale Bay”.  Infelizmente o máximo que eu vi, em dezembro, foram 3 pés de onda.

IMG_0825

Manu Bay.

 

 

Whale Bay é outra esquerda de point break que quebra por cerca de 200m, de 2 a 8 pés+. Tem duas seções, uma mais perto da beira que quebra bem perto das pedras e uma que quebra no outside a partir de 4 pés.

Manu Point é uma esquerda de point break que quebra de 2 a 10 pés+. Ela pode percorrer a distância de 300m. Ela tem uma seção buraco e outra com bastante parede, e alguns tubos ocasionais. Geralmente, as ondas nesse pico são 2/3 do tamanho de Indicators.

O centrinho de Raglan tem algumas poucas lojas e restaurantes. E saindo do litoral é possível ver várias fazendas. O clima de Raglan é de tranquilidade e de muita paz.

IMG_0831

Ruapuke.

IMG_0835

Centro de Raglan.

Essa rua abaixo é a principal do centro e, no final dela, tem um ótimo restaurante/bar com boas cervejas e excelente comida.

IMG_0837

Centro de Raglan.

 

Visual que se tem ao chegar no fim da rua principal do centrinho.

Visual que se tem ao chegar no fim da rua principal do centrinho.

IMG_0832 IMG_0834

A uns 20 minutos de carro de Raglan, está a Bridal Veil Falls (Māori: Waireinga), uma cachoeira ao longo do Pakora River, ainda na região de Waikato. A cachoeira tem 55 metros e causou a formação de uma larga piscina na base da queda da água. Eu fui no fim da tarde e não tinha mais ninguém lá, a não ser eu.

IMG_1520 IMG_1518

 

Fotos e texto: Leonardo Carmo

(Visitas 168 , 1 visitas hoje)